sexta-feira, 12 de julho de 2013

NAVIO-MOTOR "CAPITÃO JOÃO VILARINHO"



Navio-motor "Capaitão João Vilarinho"  a laborar
algures nos Grandes Bancos
foto site maseu marítimo de Ilhavo
Navio-motor “Capitão João Vilarinho”, construído em aço, em 1952, nos Estaleiros Navais do Mondego SARL, Figueira da Foz, para o armador João Maria Vilarinho.
Começou a laborar com o tipo de armação de navio-motor e como salgador o modo de conservação do pescado a bordo. Em 1976, foi transformado em arrastão clássico (arrasto lateral).


Fez parte da grande revolução em termos de construção naval, protagonizada pelo Estado Novo, tendo em vista a restruturação da Indústria do bacalhau e que foi levada a cabo, através do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau, entre 1936 e 1961, período em que foram aumentados à frota nacional, cerca de 100 novos navios, dos quais 90% foram novas construções feitas em estaleiros nacionais. Em 1987, mudou de armador passando a chamar-se “Simão Cunha” com registo em Aveiro. Mais tarde foi eventualmente comprado por um armador espanhol, que lhe introduziu alterações importantes, principalmente a nível do casario, rebaptizando-o em seguida de "Lugalpesca".

O "Simão Cunha" ex "Capitão João Vilarinho"
atracado em Aveiro
foto do meu amigo Ricardo Graça Matias
Características principais:

Comprimento: 61.68
Boca: 11.03
Pontal: 4.83
Tonelagem líquida: 657.26
Tonelagem bruta: 1187.13

Capacidade de porão: 17.065 quintais
Tripulação: 94 homens

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